quem somos
O Projeto Cãodeirante nasceu com o objetivo de conscientizar, informar e dar visibilidade aos pets com deficiência. Nos inspirando na história do Marrom (cãodeirante e presidente do Projeto), queríamos transformar esta realidade de desinformação e preconceito e tornar cada vez mais naturalizada a adoção de pets com deficiência.
de onde viemos
Marrom foi atropelado em uma rodovia e resgatado por um abrigo, onde passou mais de 3 anos. Foi lá que Sophia, uma das fundadoras do Projeto Cãodeirante, conheceu Marrom em suas atividades como voluntária. Ao levar Marrom para casa como lar temporário (que se tornou definitivo em pouco tempo), as dúvidas começaram a surgir, como "preciso ajudá-lo a fazer xixi?" e "qual o melhor jeito de esvaziar sua bexiga?".
Estas foram algumas das primeiras perguntas e que pouquíssimos veterinários conseguiram orientar. Notamos uma carência enorme de informações sobre os cuidados com um cão paraplégico. Até aprender a esvaziar a bexiga, foi uma jornada longa e solitária. Muitos veterinários não souberam nos ensinar. Passamos por dificuldades e erros que, se tivéssemos um meio informativo onde pudéssemos nos basear para um tratamento melhor e focado em um animal cadeirante, talvez pudessem ter sido evitados.
Além disso, a realidade dos pets com deficiência é distante para as pessoas em geral, contribuindo para o preconceito e para serem olhados como "coitados".