As alergias podem ser um enorme incomodo para os animais. Coceiras, queda de pelo, feridas e inflamações são apenas alguns dos sintomas que as reações alérgicas podem causar. Hoje, a luta para descobrir o gatilho e como tratá-lo, é um dos principais motivos das idas ao veterinário, e a resposta pode ter inúmeras possibilidades.
As reações alérgicas nada mais são do que uma resposta do sistema imunológico a algo que geralmente é inofensivo para outros animais, até mesmo os da mesma raça ou família. Essas reações são causadas por fatores externos que entram no sistema e provocam diferentes tipos de respostas. Em sua grande maioria, o primeiro sinal de alerta é sempre a coceira excessiva e irritabilidade em algumas regiões do corpo.
Entenda quais os 4 tipos e alergias mais comuns entre os cachorros e quais os tratamentos.
1- Dermatite Atópica – A mais recorrente em animais, a atopia é uma condição genética que surge a partir de substâncias diversas presentes no meio ambiente. Nestes casos é necessário entender qual a verdadeira causa da patologia, como por exemplo fungos e bactérias. Quando atacada, este tipo de alergia pode causar vermelhidão, coceira em excesso e até mesmo otite de repetição.
Apesar de ser uma doença que não tem cura, pode ser tratada e controlada com medicação constante, cuidados diários e tratamento integrativo.
2- Insetos – O contato dos cães com diversos tipos de insetos é maior e mais direto do que o dos humanos. Em alguns casos, cães com pulgas, carrapatos e outros parasitas, podem apresentar manchas pelo corpo e inquietude. Reações mais acentuadas e graves do que nos demais animais. Nestes casos, o tratamento deve ser feito com antipulgas ou carrapaticidas no momento de inflamação, além de um cuidado constante com o meio em que o animal vive.
3- Alergia Alimentar – Nestes casos, alguns alimentos podem causar reações mais graves e inchaço na face do animal quase que instantaneamente ao serem ingeridos. Isso pode acontecer com diferentes tipos de ração e até determinados alimentos naturais. Para o tratamento e prevenção são necessários alguns exames que determinem a exata causa da alergia e, a partir de então, começar uma dieta de restrição alimentar.
4- Alergia Tópica – A pele dos animais costuma ser ainda mais sensível do que a dos humanos, por isso, alguns cães podem apresentar alergias à substância que usamos dentro de casa como produtos de limpeza. Ao ter contato com esses produtos, o pet pode ficar com as patinhas e a região da barriga bem irritados, então ele começa a coçar bastante e as feridas aparecem. Uma ótima saída é utilizar produtos recomendados e desenvolvidos para pets, principalmente nas áreas onde o animalzinho costuma ficar.
Vale sempre lembrar que o tutor deve ficar de olho e investigar qualquer mudança de comportamento do seu pet. Em alguns casos, os sintomas de alergia podem ser mais leves e difíceis de identificar.. Marcas vermelhas e coceira em excesso são sempre um sinal de alerta. Nenhuma informação na internet substitui consultas veterinárias. Sempre procure um profissional caso identifique qualquer sintoma no seu pet.
Komentarze