top of page

Quando e como usar a cadeira de rodas?


Uma das perguntas mais comuns que nos deparamos quando andamos com o Marrom em espaços públicos é: “ele usa a cadeirinha de rodas dentro de casa também?”. O que para nós, que estamos a todo momento na causa dos pets especiais, seria óbvio, para as pessoas em geral não o é.

A cadeira de rodas é um auxílio apenas durante o passeio e não é utilizada dentro de casa. Isto porque quando o animal está na cadeira de rodas, não consegue se sentar ou se deitar para descansar.  


Alguns veterinários recomendam que o animal seja mantido na cadeira de rodas por no máximo 30 – 40 minutos. O objetivo da cadeira de rodas é proporcionar maior qualidade de vida ao animal com problemas motores, podendo estes serem decorrentes de diferentes causas.

Enquanto está na cadeira de rodas, é fundamental que o animal esteja sempre sob supervisão, pois trata-se de um recurso externo a eles e por isso muitas vezes podem fazer movimentos que possam prejudicá-los. Um exemplo pessoal disso é quando Marrom tenta subir a calçada.


Se não estou vendo tudo que está fazendo, ele pode tentar subir a calçada, ficar preso no degrau por conta da cadeirinha e acabar caindo de costas no chão. Outra situação que exemplifica como a cadeirinha não deve ser utilizada dentro de casa é o fato de, diferente da rua, a casa está cheia de móveis, que acabam deixando qualquer curva do animal praticamente inviabilizada. Portanto, é importante que a cadeirinha seja utilizada durante os passeios e SEMPRE enquanto o animal estiver sob supervisão. 

No imaginário comum, a cadeira de rodas é tida quase como uma solução para os problemas do animal paralítico, porém esta é apenas mais um recurso de suporte ao tratamento e à qualidade de vida em geral, como foi possível compreender no texto acima. 

Antes de comprar uma cadeirinha ou utilizar uma que foi doada, recomendamos que consulte um veterinário com experiência em animais paralíticos, que possa orientar melhor quanto ao uso. Utilizar uma cadeirinha que não esteja adaptada para o animal individualmente e dentro de seu quadro, pode causar dor e gerar prejuízos ainda maiores na saúde.


A cadeira de rodas que recomendamos é a Walkin Wheels, da Handicapped Pets, cadeirinha esta que o Marrom utiliza há 3 anos. É uma marca americana que possui revendedora aqui no Brasil. A cadeira é toda regulável e por isso permite que sejam feitos ajustes rápidos que permitam uma melhor acomodação do animal. Além disso, ela é muito leve, por ser feita de alumínio e com materiais ideais para não sobrecarregar a coluna do animal. Os produtos são de excelente qualidade.


O Projeto Cãodeirante possui uma parceria com a revendedora da marca, no Brasil, a SmartVet (https://www.smartvet.com.br). Ao comprar uma cadeirinha ou qualquer produto do site com o nosso cupom, parte do valor é revertido para a compra futura de uma cadeira de rodas para um animal que precisa! Para isso, é só utilizar nosso cupom: OCAODEIRANTE10

590 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page