top of page

Dicas de como Cuidar do seu Pet no Verão


O verão está chegando e não é só nós, tutores que sofremos com o calorzão. As altas temperaturas podem causar desconforto e sofrimento para nossos animaizinhos se não tomarmos cuidado. Algumas atitudes diárias e muito simples podem ajudar o seu pet a passar por esses dias de uma forma mais leve.


Diferente dos humanos, os animais não possuem glândulas sudoríparas (aqueles por onde eliminamos o suor, sabe?), por isso, precisam baixar a temperatura do corpo por outras formas.


Os cachorros, por exemplo, usam a língua para eliminar o calor. Já os gatos, suam através das patinhas. Pensando no bem-estar dos pets nos próximos meses, a Cãodeirante separou algumas dicas para você colocar em prática junto com o seu melhor amigo.


Vamos hidratar

Essa vale para os tutores também. Nos dias mais quentes, a transpiração aumenta também para os pets, nessa hora, uma água geladinha pode ser uma ótima saída. Tenha o cuidado de oferecer mais água ao seu amigo e experimente colocar pequenos cubos de gelo no bebedouro. Essa estratégia pode fazer com que ele consuma ainda mais água já que fica refrescante.


Nada de esperar no carro!

Deixar o pet sozinho no carro não é indicado para momento nenhum, muito menos no calor. Lá dentro a temperatura pode subir muito rápido, causando até mesmo uma insolação ao animal. Tenha sempre uma coleira próximo a você e leve seu amiguinho, mesmo que seja uma parada rápida.


Fique atento aos parasitas

Nesta época do ano, pulgas e carrapatos são ainda mais frequentes. Esses parasitas, muito além do desconforto ao animal, podem causar doenças séries e irreversíveis. Evite levar o seu pet em um ambiente com outros animais e fique sempre atento. Caso observe a presença desses bichos, consulte um veterinário e aplique imediatamente um remédio antipulgas.


Casa fresca e sono em dia

Durante os dias mais quentes, é comum os animais procurarem lugares mais frescos e ventilados para dormir. A dica é deixar os ambientes com piso frio e boa ventilação à disposição para eles. Além disso, quando sair de casa, nunca se esquece de deixar uma boa entrada de ventilação para o seu pet.


Cuidado com a insolação

Assim como em nós, o sol em excesso também pode causar insolação nos animais.

Observe se seu melhor amigo está com estes sintomas: exaustão, puxando a língua para fora constantemente, aparentemente tonto, vomitando ou caindo no chão. Nestes casos, aplique água fresca em sua cabeça, pescoço, tronco e leve-o ao veterinário assim que possível.


Não é hora de passear

Nossos animais não usam sapatos então é melhor cuidar! Nos dias de maiores temperaturas o calor se concentra no asfalto das ruas e pode queimar as patinhas dos animais. Nesta época, prefira caminhar com seu amigo nas primeiras horas do dia ou ao fim da tarde quando o calor é menor. Além de sempre preferir o caminho com sombra.


Use protetor solar

O protetor solar canino deve ser usado sempre que o animal se expor a um sol excessivo. Muitos ainda têm dúvida sobre o seu uso, mas a verdade é que ele é essencial para prevenir contra doenças como dermatite actínica ou câncer de pele. Opte por usar o protetor nas partes com mais exposição como focinho, orelhas, barriga e risca da coluna. Isso mesmo nos pets peludos, ok?


E claro, cuide sempre do seu pet até mesmo nas férias. Nunca se esqueça que seu amiguinho depende de você em todas as estações do ano.

12 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page