top of page

Fisioterapia para Cachorro – Métodos Eficazes

Por Rede Fisio Care



Fisioterapia para cachorro: conheça as técnicas mais utilizadas para a recuperação das mais variadas patologias neurológicas, ortopédicas de emagrecimento canino.


O princípio da aplicação da fisioterapia para cachorro é muito parecida com a que nós evoluímos no tratamento de seres humanos. Seu início se deu ainda na década de 70 com a aplicação de algumas técnicas em animais de grande porte como os cavalos, evoluindo os métodos e aprimorando as técnicas para o atendimento de outras demandas ao longo dos anos.


O intuito da fisioterapia para cachorro é garantir uma recuperação eficiente para as mais variadas patologias e lesões, estruturando um planejamento de recuperação que possa combater as mazelas que afligem os animais acometidos por doenças e limitações, preservando a saúde física e mental dos pets através de técnicas profissionais.


Técnicas mais utilizadas na fisioterapia para cachorro:


1 – Hidroterapia: essa técnica utiliza-se de uma piscina onde o pet irá realizar exercícios com bola, nadando ou caminhando em uma esteira aquática. A ideia é evitar os efeitos que a gravidade produz quando o pet realiza movimentos em solo duro, aliviando os impactos.

Essa técnica é uma das mais efetivas no combate de diversas patologias como displasia coxofemoral, ruptura de ligamento cruzado, hérnia de disco, paralisias e muitas outras. É muito eficiente, pois, além de recondicionar fisicamente o animal, também o ajuda no aspecto emocional, criando um ambiente seguro para que o pet desenvolva ou recupere sua mobilidade natural.


2 – Eletroterapia: utiliza de correntes elétricas para o tratamento de dores e incômodos, aliviando seus efeitos e auxiliando no fortalecimento de músculos que perderam massa por problemas como paralisias ou complicações ortopédicas que necessitem de cirurgia.


3 – Cinesioterapia: técnica que utiliza bolas, pranchas de equilíbrio e pistas de obstáculos com o intuito de resgatar movimentos mais complexos perdidos por diferentes patologias e lesões. É indicada para diversas patologias ortopédicas e neurológicas, e consiste na realização de exercícios terapêuticos e alongamentos que auxiliam a recuperação dos pets.


4 – Acupuntura: utiliza-se de agulhas em pontos estratégicos com o intuito de aliviar dores e aumentar o equilíbrio muscular de pacientes. É um dos tratamentos mais requisitados e serve como um aliado perfeito na recuperação, pois ajuda diretamente na diminuição de dores e na preparação para o início de outras atividades de reabilitação.


5 – Massoterapia: massagem como forma de diminuição da tensão dos músculos. A massoterapia é ótima para quebrar ciclos contínuos de dores, no aumento da circulação sanguínea da região massageada, como também no auxílio da oxigenação e aumento da drenagem linfática e venosa. Além disso, também serve como tratamento ideal para liberação de nódulos que crescem nos músculos de pets adoecidos que causam dor e desconforto, sendo um excelente método para relaxar e liberar endorfina.


65 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page