top of page

Qual a altura ideal do pote de água e comida?


Umas das maiores preocupações dos tutores é sempre a alimentação do seu pet. Qual marca de ração comprar, qual o tipo ideal para cada pet e até mesmo se deve entrar com a alimentação natural. Claro que tudo isso é de extrema importância, mas você já deu um passinho para trás e pensou em qual o melhor comedouro para o seu pet? E o melhor bebedouro?


A maioria das pessoas acabam escolhendo o comedouro por preço, beleza ou até mesmo facilidade, porém o recipiente em que o seu cachorrinho se alimenta auxilia, e muito, para a sua saúde. Já pensou que desconfortável ter que se abaixar para comer? É isto que os cachorros de grande porte sentem quando o comedouro fica no chão, por exemplo.


Manter o comedouro e o bebedouro suspensos, além de oferecer conforto aos animais, também evita que desenvolvam patologias ligadas às articulações, dores na coluna e cervical, problemas digestivos e tantas outras. Ao se abaixarem para comer, o estômago do pet fica acima do esôfago, o que pode causar vômitos, desconforto e refluxo. Já na coluna, o princípio é o mesmo que para os humanos, quanto mais eles se abaixam, mais força se exige da coluna, que pode ser prejudicada.


Este cuidado deve ser redobrado quando falamos de pets cadeirantes. Em sua maioria, estes animais já apresentam patologias ligadas às articulações e exigir um esforço maior na hora de comer ou beber água pode ocasionar dores excessivas ou até mesmo a piora do quadro. No caso dos pets com deficiência, os potes suspensos também podem auxiliar na prevenção de problemas renais, artrite e artrose.


Mas então, qual a altura ideal dos potinhos? O recomendado é que, independentemente do material de que ele seja feito, os potes devem ficar na altura do peito ou cotovelo do animal. Assim, ele poderá comer sem abaixar muito a cabeça. Para medir, basta deixar o seu amiguinho em pé e aproximar o potinho, faça um teste e verifique se apenas a cabeça se abaixa, não exigindo um esforço da coluna.

Nos dias de hoje, as lojas de petshop oferecem cada vez mais variedade de potes suspensos, basta escolher o melhor para o seu pet ou adaptar o que já tem em casa, colocando um suporte para elevá-lo.

298 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page